Blog

A importância do treinamento em atividades de riscos – Altura e Espaços Confinados

16/11/2022 | Categoria: Segurança

Estar bem capacitado é importante para qualquer atividade, especialmente aquelas que envolvam riscos. Isso se aplica às atividades em altura e nos espaços confinados. No primeiro caso, o treinamento pode ensinar as pessoas como evitar quedas e usar equipamentos de proteção corretamente. Nos segundos, o foco do treinamento está em prevenir intoxicações por gases ou outras substâncias perigosas e ensinar os trabalhadores como realizar a atividade de forma segura e a sair dos locais rapidamente em caso de emergência.

Você conhece as normas regulamentadoras que regem o trabalho em altura e em espaço confinado?

As Normas Regulamentadoras (NR) tem como objetivo descrever as obrigações, direitos e deveres que devem ser exercidos por empregadores e trabalhadores, no intuito de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. Atualmente, são 37 Normas Regulamentadoras estabelecidas pela Portaria nº 3214, periodicamente inspecionadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O trabalho em altura é tratado na NR35, considerando “trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda” (www.gov.br) e a NR33 que aborda a segurança e a saúde nos trabalhos em espaços confinados.

“Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.”

Avaliando os riscos em trabalho em altura e espaço confinado

Para a realização de trabalhos em altura o profissional deve estar atento a alguns critérios, a NR35 destaca: a necessidade de observar o local e o seu entorno, se existem pontos de ancoragem, se as condições meteorológicas são adversas, o uso de equipamentos de proteção coletiva e individual, um sistema efetivo de comunicação e, principalmente, a Permissão de Trabalho, um documento que deve ser emitido e aprovado por responsável e que constará as condições mínimas de execução de trabalho, análise de risco e relação dos envolvidos e suas autorizações de atuação.

O trabalho em espaços confinados pode ser realizado em uma variedade de locais. É fundamental saber categorizar um espaço confinado, um exemplo simples, de fácil entendimento, é uma caixa d’água. Ela em sua função normal é um reservatório de água, mas o trabalhador pode ter a necessidade de fazer uma limpeza ou manutenção em seu interior, o que pode ser caracterizado como acesso e trabalho em espaço confinado.

Outros treinamentos em espaços confinados são usados para preparar os trabalhadores para situações mais complexas que podem envolver trabalho em altura, operação de equipamentos, condições climáticas severas (chuva; calor ou frio intenso; ventos fortes), materiais tóxicos e produtos químicos diversos.

Treinamento em altura e espaço confinado

A capacitação do profissional para realizar o seu trabalho de forma a prevenir acidentes ou mesmo a minimizar os riscos em ambientes diversos é fundamental em qualquer programa de saúde e segurança do trabalhador.

Na Previação você conta com cursos de capacitação em NR33 e NR35 para o treinamento da sua equipe. Espaço adequado, aulas teóricas e práticas, que proporcionam a vivência mais próxima da realidade, com total segurança, instrutores capacitados, para de fato, capacitar o profissional do seu time, de forma a evitar riscos e caso ocorra, estarem aptos a agir de forma segura preservando o bem mais importante, a vida.

Alguma dúvida sobre o treinamento mais adequado para os seus colaboradores?
Fale conosco, temos a certeza que temos a solução para a sua empresa.

Veja também